JOHN FORD

Foi o símbolo maior da cinematografia norte-americana, e um dos pioneiros a transformar o cinema em arte

Principais Filmes

No Tempo das Diligências - Como Era Verde Meu Vale - O Delator - Depois do Vendaval - As Vinhas da Ira - Paixão dos Fortes - O Homem que Matou o Facínora - Rastros de Ódio

"Na história da cinematografia americana, o nome de John Ford brilha no firmamento dos diretores de filmes. Grande mestre desta arte, um dos pioneiros da história cinematográfica, transformou a indústria nascente numa arte. Seus filmes encantaram o mundo. Foi um homem que amou muito seu país e auxiliou quase três gerações de norte americanos a compreendê-lo plenamente. Representava o melhor do cinema da América do Norte" - Do Presidente dos Estados Unidos, em nome do povo americano, por ocasião da morte de Ford.
O nome de Ford, como deixa claro a nota presidencial, está intimamente ligado à própria essência do cinema americano. Como destacou Robert Parrish, "Ford faz parte daquele pequeno grupo de cineastas americanos que não mudaram nada com o passar dos anos. Nada foi capaz de afetar suas convicções". Esta fidelidade ao seu próprio estilo e posições definidas explica a coerência de uma obra de mais de 150 filmes, enveredando em diversos gêneros, mas marcando o cinema definitivamente como o maior realizador de westerns da história e eternizando nas telas as paisagens áridas do Monnument Valley, seu cenário natural favorito. Ford é lenda, nos Estados Unidos ou em qualquer outro país.

Relações

Biografia
Filmografia

OS FILMES DE FORD

LINKS EXTERNOS