Biografia -----

ORSON WELLES

Nascido como george Orson Welles em Kenosha, Wisconsin, filho de Beatrice ives Welles e Richard Head Welles no seio de uma família de bons recursos financeiros, herdou de sua mãe os dotes musicais. Beatrice morreu aos quarenta e três anos de idado quando Orson tinha apenas nove, este fato pode ter marcado ( ainda que ele sempre tenha negado ) e influenciado sua carreira cinematográfica, mais visivelmente em personagens como a senhora Kane em "Cidadão kane" e Fanny Minafer em "Soberba", interpretadas por Agnes Morehead e especialmente Isabel Moorehead ( Dolores Costello) de "Soberba". Sua primeira produção teatral "Doctor Jeckyll and Myster Hyde) ele dirigiu, adaptou e protagnoizou com 10 anos em Camp Indianola.
No ano seguinte, 1926, publicou-se num jornal local um artigo intitulado "Debutante de Histórias: ator, poeta com apenas 10 anos". Nesse mesmo ano entra na escola Todd em Woodstock sendo o diretor da mesma uma grande influência para o jovem Welles. Nesses anos são contínuas as produções teatrais locais para a escola e para o clube de mulheres local. No ano de 1930, Orson perde seu pai.
Em 1931 Welles vai para a Irlanda onde pensa viver e dedicar-se ao desenho, e ali ingressa numa companhia teatral que muda seus planos: torna-se ator. Em 1933 retorna aos Estados Unidos e mais tarde, nesse mesmo ano, viaja à Espanha onde sobrevive escrevendo histórias policiais para revistas. Volta a Nova York onde começa a trabalhar como ator teatral e ao ano seguinte começa a trabalhar na rádio, primeiro de forma anônima e logo, em 1936, é incorporado de forma regular ao "The March of Time", noticiário parodiado em Cidadão kane. Nesse ano estréia sua primeira produção teatral própria: uma versão de Macbeth con elenco inteiramente negro. A partir de então, suas produções são constantes e apresenta em 1937 o especial radiofônico "The Shadow", que seria seu primeiro impulso à popularidade.
Este ano tem especial importância na carreira de Welles, já que junto com john Houseman forma o Teatro Mercury, em cuja formação se encontram, então, Joseph Cotten, George Colouris, Vincent Price, Agnes Morehead, Everett Sloane... sua primeira produção foi César, baseada em Julio César de Shakeaspeare, e numerosas outras obras de Teatro ( The Shoemaker's Holliday, Heartbreak House, A Morte de Danton... ) e suas transmissões radiofônicas, entra as quais estavam a célebre A Guerra dos Mundos ( que colocou o país em polvorosa. As pessoas, acreditando realmente se tratar de uma invasão extraterrestre, invadiram as ruas apavoradas ), Os Magníficos Ambersons , Jane Eyre, Dracula, Rebecca e O Coração das Trevas. A RKO lhe oferece um contrato em 1939 para filmar dois filmes como diretor, produtor e roteirista, com liberdade artística absoluta. Em 1940, começa a filmar Cidadão Kane, mas não abandona nunca suas montagens teatrais. O filme faz sucesso mas Welles começa a ser visto pela crítica como um egocêntrico, e até hoje a genialidade de Cidadão Kane é discutida: seria obra de Welles, do fotógrafo Gregg Tolland ou do roteirista Mankiewicz?
Em 1943, já de volta de uma viagem ao Brasil, traz na bagagem o fiasco It's All True, e o teatro Mercury oferece um espetáculo de variedades itinerante para os soldados americanos. Além dos habituais Welles, Cotten e morehead, se incorporam ao Mercury Marlene Dietrich ( que era apaixonada por Welles ) e por um breve período Rita Hayworth, com quem se casou brevemente, divorciando-se mais tarde, em 1947, após as filmagens de A Dama de Shangai. Em 1949, Welles migra para a Europa onde passa os três anos seguintes trabalhando como ator em outros filmes para poder financiar Otello, entre elas um filme que aumentaria o mito de Welles: O Terceiro Homem, de Carol Reed ( muitos diriam, mais tarde, de forma equivocada, que o filme era mais de Welles do que Reed. Não é verdade).
A partir de 1951, passa a protagonizar e frequentemente a escrever uma séria radiofônica de 39 episódios paseado em sua personagem nesse filme: o infame harry Lime. De um desses episódios surge o argumento de um filme, Mr Arkadin, que o leva a estabelecer residência em Madrid. Em 1955 se casa pela terceira vez, agora com paola Mori, companheira de cena de Mr. Arkadin. Em 57 regressa a Hollywood para rodar um novo filme: A Marca da Maldade, mas o filme não tem êxito e ele é forçado a não filmar mais nada até o projeto de The Other Side of the Wind, que nunca chega a estrear.
Orson welles morre de ataque cardíaco em 10 de outubro de 1985. Suas cinzas estão enterradas em ronda, província de Málaga, onde passou um verão quando tinha 18 anos.

Relações

Biografia
Filmografia
Entrevista à Cahiers Du Cinema - 1965

OS FILMES DE WELLES

LINKS EXTERNOS