F.W. MURNAU

 

Principais Filmes


Originário do teatro, assim como diversos outros realizadores alemães, Murnau revolucionou ao conceber seus filmes como bras dinâmicas onde os estados emocionais de seus personagens são expressos pela câmara.Seus primeiros filmes, como Satanas ou Der Januskopf ( 1920, A Cabeça de Janus ), baseado no romance The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde ( O Médico e o Monstro, 1886 ) de Robert Louis Stevenson e Schloss Vogelöd (1921; O castelo do fantasma) situam-se numa corrente expressionista, em voga na época. Friedrich Wilhelm Plumpe, conhecido como F. W. Murnau, nasceu em Bielefeld, Alemanha, em 28 de dezembro de 1889. Estudou literatura, filosofia, música e história da arte nas universidades de Heidelberg e Berlim. Por volta de 1910 entrou em contato com as inovações do diretor teatral Max Reinhardt, que muito o influenciou. Colaborou em filmes de propaganda durante a primeira guerra mundial e, mais tarde, iniciou a carreira de diretor.

Seu primeiro filme importante foi Nosferatu (1922), que incorpora inovações técnicas e efeitos especiais, como a imagem em negativo de árvores brancas sobre o céu negro. Nosfetaru rompe os cenários estilizados à Caligari, Murnau prefere filmar a ação, nesta adaptação do Dracula de Bram Stoker, em cenários naturais. Filme admirável, talvez o mais belo do cinema mudo, com seu castelo assombrado, o porto onde desembarcam os ratos, a cidadezinha e o próprio monstro, interpretado por Max Schreck com seu crânio careca e seus dentes de vampiro.

Com roteiro de Carl Meyer, Der letzte Mann (1924; A última gargalhada) firmou a reputação de Murnau como grande cineasta. Os movimentos da câmara, que acompanham a ação e contribuem para transmitir emoções dos personagens, tiveram grande impacto no mundo do cinema. Murnau ainda dirigiu Tartüff ( Tartufo, 1925) e Faust ( Fausto 1926) antes de se mudar para os Estados Unidos, onde fez Sunrise (1927; Aurora), entre outros filmes. Dias antes de lançar Tabu, co-dirigido por Robert Flaherty, Murnau morreu num acidente de automóvel em Hollywood, em 11 de março de 1931, justo quando começava a repetir a genialidade expressa em suas obras na Alemanha.

Relações

Biografia
Filmografia

OS FILMES DE MURNAU

LINKS EXTERNOS